quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Campanha de combate a Aids mostra ‘Hitler’ em cenas de sexo

O site do Jornal O Globo destacou uma matéria sobre a campanha “A aids é um assassino em massa”. O destaque no vídeo é o rosto de AdolfHitler. Confira a seguir.

Em um quarto pouco iluminado, um casal tira a roupa e começa a fazer sexo. O que parece ser um típico comercial de roupas íntimas muda totalmente quando a câmera mostra o rosto do homem, no momento do clímax, e revela se tratar de Adolf Hitler. O comercial polêmico termina com a frase “AIDS é uma assassina em massa”, e, segundo os idealizadores como objetivo fazer assustar jovens, ao associar a doença ao ditador alemão, para fazer com que eles usem preservativos, conta o “Telegraph”. O vídeo está disponível no YouTube, com o nome “Aids is a mass murder”.

- É claro que há muitas organizações de HIV que tem suas próprias campanhas,mas eu acho que o anúncio está estigmatizando incrivelmente as pessoas que vivem com o HIV e que já enfrentam muito estigma e discriminação devido à falta de conhecimento sobre o vírus. E ainda por cima (o anúncio), falha em prover qualquer tipo de verdadeira mensagem de prevenção e pode desencorajar as pessoas a fazer o teste. O comercial é também impreciso porque no Reino Unido, graças ao tratamento, o HIV é uma condição tratável que não necessariamente leva a Aids – disse um porta-voz para a organização National Aids Trust, que coordena o Dia Mundial da Aids na Grã-Bretanha ” Na Alemanha, (Hitler) é o rosto mais feio que você pode usar para mostrar o mal “

Produzido pela agência de publicidade das Comitee, de Hamburg, para o pequeno grupo alemão de conscientização sobre a Aids Regenbogen e.V, a controversa mensagem divulgada é defendida no site do grupo.

“A campanha foi pensada para sacudir as pessoas, para trazer o tópico Aids de volta ao cenário principal, e para reverter a tendência de relações sexuais sem proteção”, diz o website da campanha.

Hans Weishäupl, diretor de criação da das Comitee disse ao Telegraph que propôs o vídeo com Hitler como uma ideia de impacto.

- Muita gente não tem consciência de que a Aids está matando muita gente todos os dias. Eles queriam uma campanha que dissesse às pessoas que isso ainda é uma ameaça – disse – Na Alemanha, é o rosto mais feio que você pode usar para mostrar o mal.

Weishäupl disse que alguns membros da Regenbogen e.V que tem Aids levantaram a preocupação de que o vídeo pudesse passar uma imagem negativa dos portadores do vírus, mas concordaram que o choque causado pelas imagens poderia ajudar a prevenir a propagação da doença.

- Nós trabalhamos na campanha de graça porque queríamos ajudar. Também produzimos versão em inglês e espanhol para que elas possam ser divulgadas no exterior, se houver interesse – disse Weishäupl.

Fazem parte da campanha ainda cartazes de Saddam Hussein e Joseph Stalin, e uma vinheta de rádio que representa um discurso famoso de Joseph Goebbels, o propagandista nazista.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário